| 01/10/2025  -         Quais são os sintomas da intoxicação causada por metanol em bebidas alcoólicas adulteradas Com o aumento dos casos de intoxicação por consumo de bebidas possivelmente adulteradas com metanol, bares e casas noturnas de Presidente Prudente (SP) passaram a divulgar notas em redes sociais para tranquilizar os clientes. Nos comunicados, os estabelecimentos reforçam o compromisso com a segurança, a procedência, a qualidade e a transparência em relação aos produtos oferecidos.
 As publicações têm gerado reações diversas. Em um dos comentários, uma internauta elogiou a iniciativa e criticou práticas do mercado.
 “Que bom! Agora as baladas param de comprar mais barato no Paraguai ou com procedência duvidosa para lucrar em cima da nossa saúde.”
 Outro cliente demonstrou preocupação com a fiscalização.
 “Ótimo, parabéns pela transparência! Mas vi na reportagem que vocês devem fiscalizar as distribuidoras. Também tem muitas terceirizando e, no meio dos pedidos com procedência, entram as bebidas batizadas. O certo era verificar uma por uma. Tô morrendo de medo. Quero meu gim kkkkk!”
 Notas em redes sociais tentam tranquilizar clientes sobre risco de bebidas adulteradas
 Reprodução
 Setor está apreensivo
 O sócio de um bar localizado na Vila Malaman, no Parque do Povo, Matheus Ferreira Porto, contou ao g1 que “nos últimos dias, as notícias sobre bebidas adulteradas em São Paulo geraram grande repercussão nacional e acabaram trazendo apreensão para todo o setor” e, prezando pela transparência e respeito aos clientes, a equipe entendeu que era importante esclarecer publicamente a posição do estabelecimento.
 Segundo ele, “trabalhamos exclusivamente com fornecedores reconhecidos e todas as nossas bebidas chegam em embalagens originais, com selos de segurança e notas fiscais. Além disso, cultivamos uma cultura interna que valoriza o consumo responsável de bebidas alcoólicas, adotando medidas de cuidado como orientar sobre a mistura de energéticos com álcool e acompanhar clientes que possam estar passando do ponto, sempre priorizando a segurança de todos”.
 Matheus acrescenta que os clientes já demonstraram preocupações e passaram a questionar sobre a situação devido à repercussão dos casos de intoxicação. Ele explica que a equipe está preparada para responder às dúvidas, detalhando os procedimentos de segurança e destacando os fornecedores parceiros, visando transmitir confiança e tranquilidade.
 “A nossa mensagem é de tranquilidade e confiança. Trabalhamos apenas com produtos de procedência garantida, seguindo todas as exigências legais e priorizando a saúde e a segurança de quem nos prestigia. Amamos o que fazemos e cada item servido tem origem comprovada. Nosso compromisso é proporcionar bons momentos, sempre com responsabilidade, qualidade e consciência social”, afirmou.
 Notas em redes sociais tentam tranquilizar clientes sobre risco de bebidas adulteradas
 Reprodução
 LEIA TAMBÉM
 Contaminação por metanol: como bebida adulterada causou cegueira em vítimas
 Polícia investiga possível intoxicação por metanol em bebida consumida em Itu
 O que é metanol?
 O metanol (CH?OH) é uma substância altamente inflamável, tóxica e de difícil identificação. O produto é um tipo de álcool simples, incolor e inflamável, com cheiro semelhante ao da bebida alcoólica comum.
 Ele já foi chamado de “álcool da madeira”, porque antigamente era obtido pela destilação de toras. Hoje, sua produção industrial é feita principalmente a partir do gás natural.
 Porém, embora seja usado em pequenas quantidades na natureza, podendo ser encontrado em frutas, vegetais e até produzido pelo corpo humano em baixíssimas doses, o metanol é altamente tóxico em concentrações elevadas.
 Casos de intoxicação por metanol têm gerado preocupação
 Jornal Nacional/ Reprodução
 Sintomas e atendimento
 A recomendação do Centro de Vigilância Sanitária do Estado de São Paulo é que bares, empresas e demais estabelecimentos redobrem a atenção quanto à procedência dos produtos oferecidos.
 Os sintomas podem incluir ataxia, sedação, desinibição, dor abdominal, náuseas, vômitos, cefaleia, taquicardia, convulsões e visão turva, principalmente após ingestão de bebidas de procedência desconhecida.
 Em caso de suspeita, é fundamental buscar atendimento médico de emergência. A população pode localizar o serviço mais próximo pela plataforma https://buscasaude.prefeitura.sp.gov.br/.
 O Centro de Controle de Intoxicações (CCI-SP) também oferece apoio para diagnóstico e orientação pelos telefones (11) 5012-5311 e 0800 771 3733.
 Infográfico: o impacto do metanol no corpo humano.
 Arte/g1
 Veja mais notícias em g1 Presidente Prudente e Região
 VÍDEOS: assista às reportagens da TV TEM
 |